O Reino de Al- Andaluz , a influência árabe e o Flamenco

A canção “MAKTOUB” interpretada pela banda portuguesa “Ciganos D’ouro” faz alusão a uma palavra árabe que, de alguma forma, tem a haver com o destino. A música traz em sua melodia referência espanhola e árabe remetendo ao reino árabe na Península Ibérica que se conhece como “Al Andaluz”, que durante esse oito séculos foi a área mais próspera e desenvolvida da Europa.

Falar desse momento rico é se perguntar: como aquelas jóias árabes foram parar no meio da Espanha? E aí precisamos compreender quando os árabes entraram em terras ibéricas e sua história.

Marcos:
🌹Os muçulmanos chegaram no ano 711 e permaneceram até 1492, quando o último reduto árabe, Granada, foi conquistada e integrada ao novo país que nascia, a Espanha.
🌹Mouros: derivado do latim maurus, eram os romanos habitantes do norte da África na época em que essa região era uma província romana chamada Mauritânia. Ao ocupar a Península Ibérica no Sec VII, os visigodos, antigos habitantes da Espanha passaram a usar o termo para referir-se aos invasores. Com o passar do tempo, a palavra mouros passou a ser usado para qualquer pessoa muçulmana ou de pele mais escura vivendo na Europa. Havia até uma distinção entre “mouros negros” e “mouros brancos”.
🌹Árabes conceitualmente eram chamados os povos nômades que viviam na Península Arábica / Arábia. A partir do século VII, os povos dessa região passaram a adotar o islamismo como religião. A religião disseminou-se extremamente rápido e, logo, tornou-se um fator de união dos vários povos da Arábia. Hoje o termo árabe refere-se a todas os povos que tem o árabe como idioma nativo, o que ocorre em uma área enorme, que se estende da Mauritânia (hoje um país na costa oeste da África) até o Irã, passando por todo o norte da África (incluindo Egito e Sudão), Península Arábica, Síria e Iraque.
🌹Todo o seguidor dessa religião, o islamismo, é chamado de muçulmano. E, embora a maioria dos árabes sejam muçulmanos, atualmente, os árabes representam apenas 20% do total de muçulmanos do planeta.

🍀Os primeiros a ocupar a Espanha foram os berberes (que vem de Bárbaros, como árabes e muçulmanos chamavam os povos que viviam na Argélia e Marrocos.
Esse grupo pequeno convertido ao Islamismo e sabendo falar árabe cruzou o estreito de Gibraltar no ano 711. Foi uma vitória arrasadora, e os berberes sairam ocupando tudo, península adentro.
🍀Um dos fatores do sucesso do Império árabe na Espanha era a tolerância religiosa. A grande população judaica não foram mais perseguidos, e conquistaram status jurídico e social igual ao dos cristãos. Os impostos eram menores cobrados pelos governantes muçulmanos do que os cristãos. Os servos convertidos ao islamismo ganhavam status de homens livres.
🍀Dessa forma em pouco menos de dez anos, praticamente toda a Península Ibérica estava controlada pelos muçulmanos, que chamavam aquela terra de Al-Andalus (provavemente em uma referência aos vândalos, povo que havia habitado a região nos séculos III e IV).


💔A Penísula Ibérica, depois de oito séculos, voltava ao domínio cristão.

A união desses povos no Flamenco 💃🏻 é o tempero 🧂 que continua a atrair os turistas: as arquiteturas medievais árabe e o Flamenco como manifestação cultural e patrimônio imaterial da humanidade.

Referência:

Pra entender a Andaluzia: Al-Andalus, a Espanha Muçulmana

Granada, Patrimônio Histórico da Humanidade: Alhambra, Generalife e Albaicín

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora