QUEM SÃO OS CIGANOS

Ao falar do Povo Romani, fiquei dialogando internamente por onde começar, e não poderia iniciar esse trabalho sem antes falar sobre quem são os Ciganos.

Os ciganos são grupos de pessoas que se dividem entre si por conta de suas andanças. Eles criam suas histórias à medida que vive.

À medida que vão convivendo com a cultura local vão mantendo os costumes daquela região, se adaptando às diversas condições, tal como um camaleão.

É muito bonito por esse ângulo observar que os ciganos talvez seja o povo mais universalista que existe. Ao mesmo tempo tão criticados por não haver uma pátria única e própria, pensar que um povo nômade carrega em sua memória genética, e cultural a riqueza da humanidade. Por onde passam vão levando um pouquinho daquele lugar, e fazem de sua história o todo.

E pensar que muitos deles desconhecem essa riqueza, e tamanha dimensão de sua potência cultural, tamanha sua ingenuidade vivencial. Ao conversar com muitos, percebemos na simplicidade do diálogo, e que é fácil ser cigano, o difícil é explicar ser cigano para quem não é.

Para os historiadores também fica difícil até definir quem os são tamanha diversidade cultural e etnográfica, porém a grande maioria dos ciganólogos concorda que os ciganos surgiram do Noroeste da índia, atual Paquistão (PEREIRA, 2009, p.19). Por diversas mudanças históricas (por não quererem se submeter ao sistema de castas), e mudanças geográficas utilizaram-se de ofícios “mal vistos” como amestradores de animais, forjadores de metal e quiromantes. Séculos mais tarde com a chegada dos muçulmanos ocorre a diáspora (dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa ou étnica(ref4)) na Índia, e então os ciganos começam a se dispersar, percorrendo outros lugares no mundo.

Dentre esses muitos lugares percorridos pelos ciganos foram se criando grupos e subgrupos de ciganos. Como grandes grupos têm os: Romá, Sinti e Calon.

Todo e qualquer conteúdo desse blog é da organização de Raquel Freire Arhakhel, qualquer uso sem os devidos créditos estão sujeitos às penalidades aos direitos ao autor do conteúdo.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora