Danças Ciganas: o que são?

Fala- se “Danças Ciganas”, pois são muitos tipos de Danças diferentes dos Povos Romani, já que eles passaram por diversos lugares do mundo. Por onde passaram se tornaram mantenedores culturais, resgatando a cultura local, e também agregaram com sua cultura, e lógico incrementando com seu tempero típico e especial, cigano.

Mapa da Diáspora Cigana

Diferente de outras etnias que possuem uma localidade fixa como é o caso dos Japoneses no Japão, dos Franceses na França, o Povo Rromá não tem uma estadia específica, pois a morada deles é o mundo: por onde percorrem deixam um pouquinho de si, e por aonde vão carregam a história da humanidade com eles. Porém, apesar disso, é uma etnia e tem hino, bandeira, direitos e deveres como todo cidadão, e estão vivos!

Se fala Romá, Romani, ou Ciganas quando se trata de danças?

A palavra “cigano” percorreu o mundo na história desde a diáspora cigana, usado em cada lugar em variadas línguas, como “Gipsy” em inglês, “Tsiganoi” na Grécia, porém no dia 8 de abril de 1971, em Londres, foi oficializado no Primeiro Congresso Mundial Cigano, e escolhida a bandeira, o hino, e que a palavra para representar as populações conhecidas como ciganas seria “Roma” (Lista singular rom, adjetivo romani). Fica usualmente conhecido Danças Ciganas, pois são várias, e não a Dança Cigana, por não se tratar de uma.

Por isso que se faz necessário o estudo em Danças Ciganas não somente na prática, mas também a teoria. Estudar a história de cada grupo que possui sua especificidade, sua música específica, sua roupa específica, seu jeito de dançar, e sua cultura que não pode ser esquecida!

Ciganos no Brasil: Os ciganos são mantenedores culturais, portanto, eles se adaptam em sua religião, comida, costumes, roupas e até mesmo gosto musical. A religião do Cigano é a liberdade, portanto, ele pode ser evangélico, cristão, judeu, umbandista. Cigano é cultura, é arte, é dança, é diversidade! Estudar Danças Ciganas é estudar a cultura de um povo e também é ter a chave do mundo, pois na maior parte do mundo, eles passaram, e carregam consigo a história de cada ponto, conservando na dança, na cultura, e nas histórias por onde passaram!

As Danças Ciganas enquanto modalidade de DANÇA é reconhecida hoje no mundo inteiro, e vem ganhando lugar por onde passa! Com todo seu encanto. São Danças a Roman Havasi, Romanês, As Rumbas, Flamenco. Encantam as cores, os gestos, os ritmos variados, e as variedades de figurinos.

Enquanto Modalidade de Dança, podemos desenvolver dentro da dança aspectos como coordenação motora, memória, motivação, autoestima, equilíbrio neuroquímico, pois é também uma atividade física que ajuda a liberar neurotransmissores como Serotonina, Dopamina, Noradrenalina tão importantes para regular o humor, questões cíclicas hormonais, e assim por diante. Além da expressão emocional que a dança em si possui, sendo por ela mesma e caracteristicamente terapêutica. (Raquel Freire, Professora de Danças Ciganas, Artista Dançarina DRT58115 CID UNESCO22382 SPDRJ14196, Pós Graduada em Dançaterapia) http://www.arhakhel.art.blog

Referências:

MOONEN, F, 2021. A N T I C I G A N I S M O : OS CIGANOS NA EUROPAE NO BRASIL Centro de Cultura Cigana. Juiz de Fora – 2008.

SAMBATI, Douglas N., 2019. As origens do movimento social que internacionalizou a “questão cigana” https://www.cafehistoria.com.br/romani-questao-cigana/amp/

FERREIRA, Gisele, 2021: https://youtu.be/2BRjabfDKNs

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora