2 de agosto, Memória do Holocausto Cigano: Por que é necessário lembrar?

Dia 2 de agosto memora-se o Dia Internacional em Memória do Holocausto Cigano. Ficou essa data conhecida com o nome em Romani de “Porrajmos” que significa “assassinato em massa” “devoradores”, pois lembra- se dos 1,5 milhão de mortos durante a segunda Guerra Mundial na Europa.

No ano de 1944, 2897 vidas foram exterminadas em câmaras de gás no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, localizado no Sul da Polônia. Como os judeus e tantos outros, esses povos também foram assassinados, enviados para câmaras de gás ou usados para trabalhos forçados.

Apesar de estarmos em 2022, a exclusão social se mostra em outros formatos, como em agressões e assassinatos, discriminação, exclusão social, preconceito de qualquer forma, até mesmo quando surgem de forma mística e folclórica a cultura cigana deturpando e distanciando o que ocorre de fato com as políticas públicas com a etnia.

Por isso, as datas que memoram os marcos das lutas Romani são importantes para lembrar que esse povo precisa ser visto, incluído e respeitado. Autoria: Raquel Freire.

Referência: https://www.adufsba.org.br/noticia/3723

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora