Você sabe a diferença de Leque Oriental e Pericón?

Me lembro das primeiras aulas um alerta da amada profa de dança contando sobre a origem do Leque, e para não confundirmos Leque com Pericón. Ah, bem lembrado! Você sabe da onde que surgiu o Leque?

Quando pensamos em leque e xale, associamos comos sendo bem típicos da Espanha certo? Pois bem, eu adoro dismistificar essas e muitas outras coisinhas, rsrs. O Leque é de origem oriental, entre China e Japão, bem como o xale. Ele chega na Espanha por volta de 1821 (1) vindo das Filipinas, por isso o nome Mantón de Manilla (Manilla, Capital das Filipinas).

As sedas que faziam os xales das espanholas se originaram da época da colonização, os tabacos que chegavam em Sevilha (1) vinham da China através de Manila. Eles então eram ampacotados em telas de seda a fim de absorver a umidade para proteção de sua qualidade. A seda não tinha importância, apenas os tabaco, porém quando chegou na Espanha, as mulheres se encantaram, as mulheres que trabalhavam na fábrica, e então cortaram e adicionaram franjas. Tempos depois as bailaoras e cantaoras passaram a usar em suas apresentações. As poucos as espanholas foram substituindos os enormes dragões por flores e pássaros, e assim reinventando esses artefatos, e colocando o tempero espanhol. tituídos por flores e pássaros, adaptando-se ao gosto local. Com o passar do tempo a alta sociedade foi refinando esses mantóns deixando-os cada vez mais nobres, com belos bordados com temas variados, e em diferentes tamanhos.

Os Ciganos na Espanha chegaram por volta de século XV na Espanha (MENINI, 2016).

Um dos palos mais dançados pelos ciganos, bem como pela população espanhola, em especial em momentos festivos e alegres são as Rumbas. Rumbas é um palo de ida y vuelta, ou seja, ritmo que passou por influências de trocas culturais de diversos países e regiões, como o contato da Espanha com Cuba. Essas trocas não só se fizeram através da musicalidade, como também do vestuário, como é o caso do mantón de Manilla que ao chegar nos portos na Espanha, eles eram simples sedas que serviam para envolver os charutos cubanos (JIMENEZ, 2012). As espanholas admiradas com o tecido, incrementaram com bordados de flores e franjas, e tornou-se o que hoje conhecemos como Xale espanhol e os enormes mantóns. Algo muito semelhante foi também o caso dos leques provenientes da China (PELAES, 2018). Ao chegar na Espanha com os belos dragões chineses foram substituídos pelas flores estampadas, e coloridas das espanholas, se tornando o abanico (leque pequeno), e o pericón (leque grande)(Freire, 2022).

A palavra leque vem de origem Portuguesa “abano léquio” sugerindo uma origem às Ilhas Léquias situadas a Sul do Japão (PELAES, 2018) nos períodos dos séculos XVII a XX a fim de abrandar o calor aliado a seu uso estético. Muitos autores sugerem a origem entre os séculos VI e VIII no Japão, já alguns outros desde do surgimento do homem, sem contar com as lendas e os mitos que envolvem esse objeto. Diversas civilizações se utilizaram dele como o Egito, Assíria, Pérsia, Índia, Grécia e Roma para simbolizar poder e feminilidade.

Porém não podemos esquecer que de tempos em tempos por mais que haja similaridade cultural, há uma modificação , e portanto uma especificação dos instrumentos e acessórios de dança, como é o caso da estética do abanico (leque pequeno) e o pericón (leque grande). Vejamos fotos a seguir.

Depois disso, você quer dançar uma Dança Espanhola, uma Dança Cigana ou fazer Tai Chi Chuan?

Referência: 1- https://books.google.com.br/books/about/Historia_cultural_de_la_lengua_espa%C3%B1ola.html?id=Lm4yAgAAQBAJ&redir_esc=y

2- O LEQUE E SUAS NARRATIVAS: PROJETOS E OBRAS EM VIDRO. Maria Lucia Wochler Pelaes. R. Inter. Interdisc. Art&Sensorium, Curitiba, v.5, n.1, p. 271 – 281 Jan.-Jun. 2018.

3- Trabalho de Conclusão de Curso em Aprofundamento em Danças Ciganas Cia Lady Agatha SP, 2022.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora