Somos um grupo de pessoas que começou a se reunir em 2015 com um objetivo em comum: ajudar pessoas com a dança!

A partir dessa idéia, nosso projeto iniciou seus trabalhos com a dança com o apoio do Grupo SIMBA, que é um Centro de Cultura Tradicional localizado no bairro Laranjeiras em Valença- RJ, cujo objetivo primordial é tirar os horários ociosos das crianças da localidade das ruas oferecendo aulas de Jiu-jitsu capoeira, Maculelê, Danças árabes e Ciganas. Daí surgiu esse grupo dentro do Espaço Religioso Luzes de Aruanda. Contávamos aí com o apoio dos pais dos então pequeninos entre 8 e 15 anos de idade, em que nos reuníamos para comprar tecidos para a confecção das roupas, e doação da mão de obra da costureira, que muitas vezes ofertou gratuitamente. Realizamos nessa época o Festival do pastel em favor do local em que ocorria o projeto; fizemos apresentação no Johrei Center de Valença- RJ; Fotos em localidades Valencianas como Jardim de baixo demonstrando sempre nosso respeito e admiração às nossas raízes e espaço em que moramos tentando sempre saudar a cultura e o trabalho social utilizando as Danças étnicas.
O tempo foi passando, a idealizadora Raquel Freire engravidou, e algumas questões tiveram que ser modificadas por algum tempo. Algumas crianças, se tornaram adolescentes, e até um deles se tornou pai. Outros mudaram de residência. Enfim, mesmo contudo, mantivemos contato e a vontade sempre de permanecer juntos, ensaiando na casa de um e de outro, e manter essa vontade do resgate cultural na dança.
Hoje em 2022, já nos sentindo mais preparados, e com muitas questões mais amadurecidas, visamos convidar a todos que queiram participar do nosso grupo, sejam carentes sociais ou não, pois um dos fundamentos desse nosso grupo é a socialização, a cooperação, a humanização, a não diferenciação entre idades, pesos e medidas construindo assim uma sociedade mais igualitária e humana e diversa; o entrosamento, a construção de vínculos sociais em que despertam os grupos de pessoas tão escassos num mundo em que se encontra o momento das tecnologias digitais.
Pensamos que sozinhos, sim podemos ir mais rápido, porém juntos, podemos ir mais adiante!
Hoje com toda a tecnologia, e a interconexão mundial despertamos novos conhecimentos e alianças com professores de todos os lugares do planeta como Turquia, Espanha, diversos estados brasileiros, vendo que podemos sim, estudar mais assiduamente as danças características, e trazer para o nosso grupo a representatividade cultural que tanto desejavamos outrora.
Desejamos hoje a inclusão, a representatividade, ajudar no desenvolvimento de crianças, jovens, o empoderamento de mulheres e homens utilizando as ferramentas que temos tanto de conhecimento, quanto da experiência desses anos juntos, aliado a quem quiser vir à somar conosco nesses objetivos.
Se sentiu representado aqui? Quer saber mais? Entre em contato conosco, saiba como pode participar tanto dos estudos quanto das diversas formas que o nosso grupo atua! Com muita amorosidade e Gratidão, Caravana de Estrellas.
*Nosso álbum ainda está sendo organizado com as fotos desses anos! aguarde.







